Salário e honorários

O CFA não tem competência legal para estabelecer o piso salarial do Administrador. No entanto, segundo dados da pesquisa realizada pelo CFA sobre o Perfil Nacional do Administrador, a renda individual com maior incidência de respostas foi observada na faixa entre 5,1 e 10,0 salários-mínimos. Considerando-se os pontos médios das faixas e o número de respondentes em cada uma, a renda média aproximada do Administrador apurada foi de 11,51 salários-mínimos, sinalizando uma renda média individual aproximada de R$ 4.028,00 (quatro mil e vinte e oito reais -maio/2006).


FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES – FENAD
CNPJ 00.578.591/0001

Planilha Orientativa para cobrança de honorários sobre serviços Técnicos prestados por Administrador

Início de Vigência: 06.11.2009

Aprovada em AGO de 06.11.2009 em Brasília/DF.

O honorário é livre para cada profissional, dependendo de sua experiência, atividade e dos serviços prestados, devendo no entanto, ser atendida a planilha como parâmetro para evitar-se o aviltamento entre os próprios profissionais

Esta planilha procurou atender aos campos privativos dos Administradores, determinados pela lei 4769 de 09.09.1965.

Foram adotados três valores específicos: mínimo, médio e máximo, para serem aplicados em conformidade com o faturamento bruto anual das pessoas jurídicas.

VALOR MÍNIMO, a ser aplicado para prestação de serviços a pessoas jurídicas com faturamento bruto anual até R$ 240.000,00.

VALOR MÉDIO, a ser aplicado para prestação de serviços a pessoas jurídicas com faturamento bruto anual de R$ 240.000,00 a R$ 2.400.000,00.

VALOR MÁXIMO, a ser aplicado para prestação de serviços a pessoas jurídicas com faturamento bruto anual acima de R$ 2.400.001,00.

De conformidade com o Artigo 1º da Resolução Normativa CFA Nº 254 de 19.04.2001 é obrigatório a assinatura e a citação do número do registro no Conselho Regional de Administração em todos os documentos elaborados pelo Administrador em decorrência de sua atividade profissional.

A unidade de trabalho é a Hora Técnica (HT), de sessenta minutos à disposição do cliente.

Os valores constantes da presente planilha sugestiva serão corrigidos anualmente pelo INPC.

Sugestão de Piso Salarial: Tendo em vista a não existência de mínimo profissional para a categoria profissional dos Administradores sugerimos: valor de ingresso 6,5 S.M. (salários mínimos) para profissional recém formado, e, de 8,5 S.M. (salários mínimos) para profissional com mais de 03 anos de experiência.


TABELA I
Valores em reais

Grupo Mínimo Médio Máximo
01 Administração financeira 48,61 HT 136,54 HT 222,39 HT
02 Administração de materiais 48,61 HT 136,54 HT 222,39 HT
03 Administração mercadológica 48,61 HT 136,54 HT 222,39 HT
04 Administração de produção 48,61 HT 136,54 HT 222,39 HT
05 Rel. Ind. e Adm. de RH/ Sel. Pessoal Relações Ind 48,61 HT 136,54 HT 222,39 HT
06 Orçamento 48,61 HT 136,54 HT 222,39 HT
07 Organização e Métodos - Programação de Trabalho 222,39 HT 222,39 HT 222,39 HT
A Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização 222,39 HT 222,39 HT 222,39 HT
B Pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de adm. geral, c/ adm. e seleção de pessoal, organização, análise, métodos de prog. de trabalho, orçamento, adm. de produção, rel. industriais, bem como outros campos em que estes se descobrem ou com os quais sejam conexos. 222,39 HT 222,39 HT 222,39 HT
C As empresas que atuam nas áreas de Adm. de Bens e Valores; Adm. de Imóveis e Condomínios, Adm. de Cooperativas; Adm. de Produção; Adm. de Ticket Refeição; Adm. de Transporte; Adm. Hospitalar; Adm. Hoteleira; Adm. Mercadológica; Adm. Rural; Assess. e Consultoria Financeira Orçamentária; Adm. de Consórcio, Adm. Com. Exterior; Adm. de Process. De Dados e Adm. de Factoring, em cumprimento a Lei 4.769 de 09/09/65 deverão ter um Administrador como responsável técnico e seus honorários serão calculados com base na sua disponibilidade à empresa. 48,61 HT 136,54 HT 222,39 HT

CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES POR GRUPO


GRUPO 01 – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

01 - Análise Financeira

02 - Assessoria Financeira

03 - Assistência Técnica Financeira

04 - Consultoria Técnica Financeira

05 - Diagnóstico Financeiro

06 - Orientação Financeira

07 - Pareceres Viabilidade Financeira

08 - Projeções Financeiras

09 - Projetos Financeiros

10 - Sistema Financeiro

11 - Adm. de Bens e Valores

12 - Adm. de Capitais

13 - Controladoria

14 - Controle de Custos

15 - Levant. de Aplicações de Recursos

16 - Arbitragens

17 - Controle de Bens Patrimoniais

18 - Participação em outras Sociedades (Holding)

19 - Planejamento de Recursos

20 - Plano de Cobrança

21 - Projetos de estudo e preparo p/ financiamento


GRUPO 02 – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

01 - Administração de Estoque

02 - Assessoria de Compras

03 - Assessoria de Estoques

04 - Assessoria de Materiais

05 - Catalogação de Materiais

06 - Codificação de Materiais

07 - Controle de Materiais

08 - Estudo de Materiais

09 - Logística

10 - Orçamento e Procura de Materiais

11 - Planejamento de Compras

12 - Sistema de Suprimento


GRUPO 03 – ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

01 - Administração de Vendas

02 - Canais de Distribuição

03 - Consultoria Promocional

04 - Coord. de Promoções

05 - Estudos de Mercado

06 – Marketing

07 - Pesquisa de Mercado

08 - Pesquisa de Desenvolvimento de Produtos

19 - Planejamento de Vendas

10 - Promoções

11 - Técnica Comercial

12 – Técnicas de Varejo (grandes magazines)


GRUPO 04 – ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

01 - Controle de Produção

02 - Pesquisa de Produção

03 - Planejamento de Produção

04 - Planejamento e Análise de Custo


GRUPO 05 – RELAÇÕES INDUSTRIAIS E ADMINISTRAÇÃO E SELEÇÃO PESSOAL

01 - Cargos e Salários

02 - Controle de Pessoal

03 - Coordenação de Pessoal

04 - Desenvolvimento de Pessoal

05 - Interpretação de Performances

06 - Locação de Mão- de- Obra

07 - Pessoal Administrativo

08 - Pessoal de Operação

09 - Recrutamento

10 - Recursos humanos

11 - Seleção

12 – Treinamento


GRUPO 06 – ORÇAMENTO

01 - Controle de Custos

02 - Controle de Custo Orçamentário

03 - Elaboração de Orçamento

04 – Empresarial

05 - Implantação de Sistema

06 - Projeções

07 - Provisões e Previsões


GRUPO 07 – ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS E PROGRAMAS DE TRABALHO

01 - Administração de Empresas

02 - Análises de Formulários

03 - Análise de Métodos

04 - Análise de Processos

05 - Análise de Sistema

06 - Assessoria Administrativa

07 - Assessoria Empresarial

08 - Assistência Administrativa

09 - Auditoria Administrativa

10 - Consultoria Administrativa

11 - Controle Administrativo

12 - Ger. Adm. e de Projetos

13 - Implantação de Controle e Projetos

14 - Implantação de Estruturas Empresariais

15 - Implantação de Métodos e Processos

16 - Implantação de Planos

17 - Implantação de Serviços

18 - Implantação de Sistemas

19 - Organização Administrativa

20 - Organização de Empresas

21 - Organização e Implantação de Custos

22 - Pareceres Administrativos

23 - Perícias Administrativas

24 - Planejamento Empresarial

25 - Planos Racion. e Reorganização

26 - Processamento de Dados

27 - Projetos Administrativos

28 - Racionalização


TABELA II
Tabela Orientativa de Honorários para elaboração de Laudo Pericial

Descrição Mínimo Máximo
Hora técnica operacional ou judicial 140,00 275,00
Hora técnica estratégica ou consultas 240,00 380,00
Operações financeiras simples sem diligência 1.155,00 2.600,00
Operações financeiras - contratos SFH ou Hipotecário 1.750,00 4.200,00
Operações financeiras - contrato de leasing 1.750,00 4.200,00
Operações financeiras complexas (mais de um contrato) 2.500,00 6.800,00
Operações financeiras complexas - renovação confissão de dívidas 1.155,00 2.600,00
Operações financeiras complexas - ACC, Vendor 2.500,00 7.000,00
Operações financeiras - contratos SFH ou Hipotecário 1.750,00 4.200,00
Operações financeiras complexas - desconto de títulos 1.750,00 3.250,00
Operações financeiras complexas - factoring 2.500,00 7.000,00
Operações financeiras simples: c/c cheque especial 1.500,00 2.750,00
Dissolução de sociedade - Apuração de Haveres de sociedades pequenas 5.060,00 7.225,00
Dissolução de sociedade - Apuração de Haveres de sociedades médias (Ltdas, S/A’s) 6.500,00 17.325,00
Dissolução de sociedade - Apuração de Haveres de sociedades grandes (Ltdas, S/A’s) 9.000,00 42.500,00
Indenização de lucros cessantes 2.500,00 9.000,00
Execuções fiscais – Estadual 2.500,00 9.000,00
Execuções fiscais – Federal 3.750,00 12.000,00
Recuperação judicial, extrajudicial, falência do empresário e sociedade empresária 3.750,00 12.000,00
Perícia Trabalhista – Cálculos 500,00 2.235,00
Laudos e Pareceres 1.500,00 4.500,00
Laudo: Cisão, Fusão, Transformação ou Incorporação - Hora técnica - Atividades Ope. 140,00 275,00
Laudo: Cisão, Fusão, Transformação ou Incorporação - Consultas, Orientações e Plan. 435,00 725,00
Laudo: Cisão, Fusão, Transformação ou Incorporação - Laudo Completo ((Ltdas, S/A’s) 4.250,00 26.500,00
Outras remunerações ou laudos/pareceres: Crimes contra ordem pública / rel. consumo 4.250,00 21.680,00
Crimes de Gestão 4.250,00 21.680,00
Fundo de Comércio, Apuração (Ltdas, S/A’s) 4.250,00 22.000,00
Demais procedimentos, quesitos, consultas, etc. - Hora técnica 140,00 275,00
Honorários: administrador, síndico, comissário, liquidante ou interventor (mensal) 2.750,00 12.000,00

Fonte das informações


Faixas de valores apurados em cada laudo Pericial elaborado Honorários sugeridos (%)
Até R$ 3.000,00 18%
De R$ 3.001,00 a R$ 5.000,00 8%
De R$ 5.001,00 a R$ 10.000,00 7%
De R$ 10.000,01 a R$ 20.000,00 6%
De R$ 20.000,01 em diante 5%

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