Que a falta de acesso a saneamento básico resulta em baixa renda e maior gasto com internações, muita gente já sabe. Mas como minimizar ou evitar problemas desnecessários é matéria para o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos, o CFA-Gesae, desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

A ferramenta, que já foi implementada em cidades como Palmas, no Tocantins e em Porto Seguro, na Bahia, será apresentada, agora, na 49ª edição do Congresso Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, Assemae. O evento será realizado de 7 a 10 de maio, em Cuiabá, no Mato Grosso. O CFA e a Assemae firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para realização do congresso.

O maior evento municipalista da área de saneamento básico espera reunir cerca de dois mil participantes, com a realização de mesas-redondas, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias e feira de saneamento básico. O encontro vai marcar os 35 anos de criação da Assemae e os 300 de Cuiabá.

O Gesae será apresentado na mesaredonda 6: Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgoto (CFA-Gesae), no dia 7 de maio, das 16h30 às 18h30. Os palestrantes serão o superintendente do CFA, Douglas Evangelista Neto  e o idealizador da ferramenta, o administrador José Antônio Campos Chaves.

Mais informações: assemae.org.br

Assessoria de Comunicação CFA