Você Administrador, Bacharel, Técnico e Tecnólogo, pode se sentir em casa no Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE).

Localizada Rua Senador Rollembeg, 513, São José, 49.015-120, Aracaju/SE, a sede tem um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão.

Valores do CRA-SE

Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação

Missão

Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Visão

Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

2. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

3. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

4. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

5. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e Federal, julgar, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), além de zelar pelo profissional de Administração, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País.

O CRA-SE é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado em cada região do país, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas. Este, parte do Sistema CFA/CRAs, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.

O CFA se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs. Assim como cada CRA possui o seu plenário específico.

O Plenário do CRA-SE, composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.

O CRA-SE adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA-SE pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem suas atividades.

A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.

A direção do CRA-SE é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA-SE incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA-SE em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.

O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

CONSELHEIROS REGIONAIS DO CRA 2021/2022

EFETIVOS: Adm. Carlos Menezes Calasans Eloy dos Santos Filho, Adm. Gildson Mendes de Farias, Adm. Marco Antônio Gonçalves Oliveira, Adm. Sidney Vasconcelos Andrade, Adm. Daniel da Silva Almeida, Adm. Max Dosea dos Santos, Adm. Diego de Oliveira Santos, Adm. Marcelo Menezes Barreto e Adm. Renan Nunes Tavares;

SUPLENTES: Adm. Adgenison Santana do Nascimento, Adm. Frank Silva Albuquerque, Adm. Flávio Henrique Barros Andrade, Admª. Eurídice Xavier de Andrade, Adm. Jamson da Silva Santos, Adm. José Morais Monteiro, Adm. Marcelo de Carvalho Lucas, Adm. Antônio Oliveira Neto e Admª. Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes;

CONSELHEIROS FEDERAIS: Adm. Adelmo Santos Porto (Efetivo) e Adm. lêdo Flávio de Andrade Filho (Suplente).

DIRETORIA EXECUTIVA:

Adm. Carlos Menezes Calasans Eloy dos Santos Filho (Presidente)

Adm. Renan Nunes Tavares (Vice-presidente)

Adm. Gildson Mendes de Farias (Diretor Administrativo e Financeiro)

Adm. Sidney Vasconcelos Andrade (Diretor de Fiscalização)

Adm. Marcos Antônio Gonçalves
(Diretor de Formação Profissional)

Áreas administrativas internas:

Atendimento e Registro
Responsável: Márcio Almeida de Calasans Silva
Contato: 3214-2229/98877-7967

Financeiro
Responsável: Joelden Amaral da Costa
Contato: 3214-2229

Fiscalização e Registro
Responsável: Admª. Cynthia Alves
Contato: 3214-2229

Gerência Executiva
Responsável: Admª. Raquel Almeida
Contato: 3214-2229/98877-9747

Assessoria de Comunicação
Responsável: Danilo Cardoso
Contato: 3214-2229/98877-9747

A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA-SE oferece aos registrados e à sociedade.

Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.

Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA-SE, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link abaixo:

OUVIDORIA

Adm. Jorge Luiz Cabral Nunes (CRA-SE nº 2166-01) – 2021-2022

Adm. Sidney Vasconcelos Andrade (CRA-SE nº 1411-01) – 2017-2020

Adm. Carlos Menezes Calasans Eloy dos Santos Filho (CRA-SE nº 2189) – 2015-2016

Adm. Diego Cabral Ferreira da Costa (CRA-SE nº 2035-01) – 2013-2014

Adm. Carlos Menezes Calasans Eloy Dos Santos (CRA-SE Nº0053-01) – 2005-2012

Adm. Adelmo Santos Porto (CRA-SE Nº 1128-01) – 2003-2004

Adm Arivaldo Prata Neto (CRA-SE Nº 0037-01) – 1999-2002

Adm. Carlos Menezes Calasans Eloy Dos Santos (CRA-SE Nº0053-01) – 1994-1997

Adm. Francisco Alael Rabêlo De Almeida (CRA-SE Nº 0523-01) – 1993

Adm. José Caitano Cunha (CRA-SE Nº 0122-01) – 1991-1992

Adm. Averaldo Vitório Alves (In Memoriam) (CRA-SE Nº 0577-01) – 1990

Adm. Carlos Menezes Calasans Eloy Dos Santos (CRA-SE Nº0053-01) – 1988–1989

Adm. Gervasio Moura Da Silva (CRA-SE Nº 0004-01) – 1987

Adm. José Welington Moura (CRA-SE Nº 0010-01) – 1986

Adm. Jouberto Uchôa De Mendonça (Fundador do CRA-SE)