Com o intuito de aprofundar os conhecimentos de todos os conselheiros e tornar a área fiscal ainda mais democrática, o presidente do Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), Adm. Jorge Cabral, reapresentou a proposta para todos os membros eleitos para o biênio 2021/2022 da autarquia possam passar por capacitação para analisar e apresentar deferimentos ou indeferimentos junto aos processos que tramitam internamente no órgão, com maior nível de segurança administrativa e jurídica.
A iniciativa foi apresentada e aprovada durante a reunião Plenária desta terça-feira, 20, que aconteceu de forma remota, através da plataforma Google Meet. Sobre a proposta, o administrador comentou. “Vamos realizar uma capacitação com todos os conselheiros titulares. Essa capacitação será realizada remotamente pela Diretoria de Fiscalização, os colaboradores técnico/administrativos e a assessoria jurídica, com isso, todos poderão transitar com os processos via sistema de informação e realizar os procedimentos de forma digital, bem como aprender cada vez mais e conhecer os casos que já aconteceram, tendo assim um alinhamento nas ações dos processos de fiscalização do Conselho e aplicando os conceitos de gestão do conhecimento”, disse Jorge.
O treinamento interno visa munir os conselheiros de informações relevantes sobre os processos do departamento de fiscalização. Os funcionários da autarquia irão destrinchar suas áreas específicas e o jurídico compartilhará os conhecimentos de ordem legal. Serão formadas duas turmas (A e B) que revezarão mensalmente para apreciação e análises dos processos e com isso, os membros poderão ter mais segurança e fluidez no momento de suas decisões.
Balanço
O setor de contabilidade apresentou o balanço financeiro e patrimonial do CRA-SE referente ao mês de junho. Neste período, a entidade apresentou um superávit, referente ao resultado acumulado, contando de janeiro a junho de 2021, de R$ 238 mil. Ainda neste período de apuração, o CRA-SE arrecadou R$ 721.585,00 e pagou de Cota Parte R$ 143.810,94, tendo uma Receita Líquida de R$ 577.774,06, uma performance acima da média em nível de gestão, inclusive, nesse momento de pandemia.
Parcelamento
Ainda durante o encontro, os conselheiros aprovaram o parcelamento em até 24 vezes para os registrados que estão em débito com a autarquia anteriores ao ano 2020. Para isso, o conselho necessitou fazer contrato com uma administradora de cartão de crédito. Os administradores que queriam aderir ao parcelamento necessitam ir até ao órgão fazer a negociação.
Retorno
Também ficou definido o retorno do horário normal do atendimento do conselho, após as novas medidas de flexibilização emitidas pelos Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju. Agora, o público poderá comparecer a sede da autarquia de segunda à quinta, das 8h às 17h, e na sexta-feira, das 8h às 14h. A medida passa a contar, a partir desta quinta-feira, dia 22/07.