A Comissão Especial ADM Mulher do Conselho Federal de Administração (CFA) realizará, de 24 a 26 de novembro, o III Fórum das Mulheres da Administração. Nesta edição, o evento acontece em um momento muito oportuno: no próximo dia 19 é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar as oportunidades para as mulheres em todo o mundo. Atualmente, elas detêm um acesso médio entre 58% e 70% dos postos ocupados por homens na política, economia, educação e saúde.
Segundo a coordenadora da Comissão, Cláudia Stadtlober, o objetivo do Fórum é, entre outras coisas, oportunizar conhecimentos relacionados às áreas de atividade da profissional de Administração e contribuir para a ampliação da atuação dessas mulheres no mercado de trabalho. “Nós, do Sistema CFA/CRAs, percebemos a importância e urgência em modificar o ambiente de negócios e aumentar a presença feminina em todos os segmentos do mundo do trabalho, em busca da equidade entre os sexos nas organizações, proporcionando formas em que a mulher desenvolva olhar crítico e reflexivo enquanto cidadã”, explicou a conselheira.
Ela conta, ainda, que as ações as desenvolvidas pela Comissão ADM Mulher estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Nossa intenção é aproximar o Sistema CFA/CRAs das mulheres profissionais de Administração por meio de eventos como o Fórum e fortalecer o engajamento entre a autarquia e as mulheres profissionais para futuros projetos”, disse.
Programação diversificada
O III Fórum das Mulheres da Administração discutirá diversos assuntos. No primeiro dia, o tema central do evento será “Mulheres na Ciência” e, entre os destaques estão a participação da física Márcia Barbosa que, em 2020, foi escolhida pela ONU Mulheres como uma das sete mulheres cientistas que moldaram o mundo e eleita pela Forbes Brasil como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil; e da neurocientista Pâmela Billig Mello Carpes.
No segundo dia, o time de peso formado por quatro mulheres falará sobre “Inovação”. Farão parte desse painel a sócia–Diretora da Divisão Internacional da Ability na Europa, a administradora Cláudia Tinoco; a Raquel Boechat, que é empreendedora há mais de 21 anos e sócia de empresas e projetos no Brasil e no Canadá; a fundadora da Intera e administradora Paula Moraes; e da empreendedora, escritora, financista e mentora co-founder na Orfeu Produções, Sabrina Quântica.
Já no terceiro e último dia do Fórum, o assunto da vez será “Empregabilidade e carreira”. Para discutir o tema, o Fórum terá a participação da secretária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, em Brasília, Ana Amélia Lemos, e da empresária Ana Lúcia Bastos Mota, que é proprietária e dirige a Cerbra, empresa brasileira de referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos.
A programação também terá a participação das conselheiras federais e membros da Comissão ADM Mulher, as administradoras Claudia Stadtlober, Ione Salem e Aline Mendonça. Além disso, o público poderá conferir atrações culturais com a Kakau Art Teatro Cultural e grupo BR6.
Inscrições
O III Fórum das Mulheres da Administração é gratuito e voltado para as profissionais e estudantes de Administração, mas mulheres de outros segmentos também poderão conferir o evento. Não é preciso fazer inscrição para participar do encontro. O Fórum será totalmente on-line, com transmissão ao vivo pelo CFAPlay – canal do CFA no Youtube. O evento acontecerá das 19h às 21h.
Serão emitidos certificados de participação com carga horária de três horas por noite, a todos que participarem, inclusive painelistas e palestrantes.
Fonte: Ana Graciele Gonçalves/Assessoria de Comunicação CFA