Começou nesta segunda-feira, 6, o 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. A solenidade de abertura do evento, que acontece em Cuiabá-MT, contou com a presença de autoridades do setor de saneamento básico, incluindo gestores públicos e técnicos de municípios de todas as regiões do Brasil.

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, compôs a mesa de abertura da cerimônia. Em seu discurso, ele falou sobre a busca por recursos para investimento no setor. “Só há um caminho para isso: gestão profissional. Nosso papel em participar de um evento como este congresso é incentivar a adoção de uma visão mais sistêmica do setor. Existem recursos, mas para buscá-los, é preciso que haja governança e bons projetos”, observou.

Na tarde desta terça-feira, 7, aconteceu a mesa-redonda sobre o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgoto (CFA-Gesae). A ferramenta criada pelo CFA para ajudar gestores públicos na elaboração de políticas voltadas para a gestão de água e esgoto foi apresentada pelo superintendente do CFA, Douglas Evangelista Neto e o idealizador da ferramenta, o administrador José Antônio Campos Chaves.

O 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae prossegue até esta sexta-feira (10) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento marca os 35 anos de criação da Assemae e os 300 anos da capital mato-grossense. Considerado o maior evento municipalista da área de saneamento, o congresso tem previsão de reunir mais de 2 mil participantes em uma programação que inclui mesas-redondas, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologia e feira de saneamento básico.