Aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, a primeira reunião plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE). No evento, realizado no edifício-sede do Banco do Brasil, em Brasília, foram discutidos temas como a Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento da Micro e Pequenas Empresas e o Sistema Nacional de Garantias de Crédito. O coordenador do Comitê de Formação e Capacitação Empreendedora do Ministério da Economia e vice-diretor de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração, Mauro Leônidas, participou da reunião.

Na solenidade de abertura, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, falou da importância do Fórum para o fomento do segmento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). “Aqui é um espaço para decisões, é onde tudo acontece. Contem com o Sebrae para servir esse país”, falou.

As MPEs é um dos segmentos mais pujantes do país. De acordo com o diretor de Micro e Pequena Empresa do banco do Brasil, Luís Claudio Batista, ele movimenta o Produto Interno Bruto (PIB) e gera muitos empregos. “Se queremos colocar o país em um outro patamar, teremos que incentivar mais esse setor”, disparou o diretor.

Para o  subsecretário da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, José Ricardo da Veiga, da reunião plenária do Fórum é um espaço para prestação de conta e troca de feedbacks. “O Fórum está mais forte que nuca. Em 2019, teremos muita coisa para discutir e entregar”, adiantou o subsecretário.

Ainda na solenidade de abertura, o secretário de Indústria, Comércio e Inovação do Ministério da Economia, Caio Megale, também enfatizou o papel das MPEs na economia do país. “Precisamos criar um ambiente propício para que essas empresas cresçam. Essa união de forças será capaz de destravar a economia do país para levá-lo ao crescimento sustentável”, destacou.

Juros mais baixos e simplificação de crédito foram defendidas pelo senador e presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa do Senado, Jorginho Mello. Ele explicou que o Brasil tem 13 milhões de desempregados e as MPEs são fundamentais para reduzir essa estatística.

Parceria com o CFA – Durante o evento, na mesa técnica que reuniu membros dos comitês temáticos do FPMPE, foram apresentados alguns resultados dos trabalhos que foram desenvolvidos nos últimos meses.

Em sua fala, Mauro Leônidas destacou os projetos que o CFA tem desenvolvido para fomentar o trabalho das MPEs. Um deles é a capacitação para os profissionais de administração atuarem nesse segmento. Dezenas de administradores já foram beneficiados com a iniciativa do CFA e, recentemente, a autarquia divulgou novo edital que oferecerá a capacitação para os administradores do Amazonas, Amapá, Acre, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Mauro adiantou, ainda, uma possível parceria que o CFA realizará com a Caixa Econômica. A proposta dessa união é oferecer cursos voltados para a oferta de crédito direcionados aos microempreendedores. As tratativas para a formalização dessa parceria estão adiantadas e, uma vez formalizada, agregará ainda mais valor à capacitação oferecida pelo CFA. “Podemos estender essa parceria com o banco do Brasil”, sugeriu o conselheiro do CFA.

Por fim, Mauro ainda o projeto de empreendedorismo nas escolas. Para ele, o tema não pode ficar restrito ao ensino superior, mas deve ser explorado na educação básica também. No Pará e no Amapá já há um projeto que leva o assunto para alunos do ensino fundamental.

Antes da reunião plenária, Mauro Leônidas se reuniu com representante da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) e do Banco do Brasil para tratar das diretrizes do evento.

Marco legal para Recuperação Judicial das MPEs,  definição a Semana Nacional de Crédito e apresentação do Relatório Anual de Atividades do FPMPE/2018 também estiveram na pauta da reunião plenária do Fórum.

Sobre o Fórum – O FPMPE é o espaço de interlocução entre o Governo Federal, as intuições nacionais de apoio e representatividade das Micro e Pequenas Empresas e os Fóruns Regionais das 27 Unidades da Federação, tendo por finalidade orientar e assessorar a formulação e coordenação da política nacional de desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, bem como acompanhar e avaliar a sua implantação, sendo presidido e coordenado pela Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

 

Assessoria de Comunicação CFA