Terminou, nesta quinta-feira (11), a 22ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos. Na cerimônia de encerramento, a divulgação de uma carta listando avanços e conquistas junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O documento destaca o apoio do presidente Jair Bolsonaro à construção de um novo pacto federativo e o aumento dos recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Com um público recorde, o evento reuniu cerca de nove mil gestores municipais em Brasília, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O Conselho Federal de Administração (CFA) chamou a atenção de muitos gestores que estavam presentes.

No estande da autarquia, um dos mais movimentados, diretores, funcionários e estagiários do CFA se revezavam para explicar os benefícios do Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) e do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA- Gesae).

Para o presidente da autarquia, Mauro Kreuz, os serviços são fundamentais para a gestão pública. “Nós temos o compromisso moral e ético de fazer as coisas corretamente, com foco e resultados, com alto grau de efetividade para o bem da sociedade brasileira”, afirmou.

Jocione Souza, prefeito de Novo Aripuanã, no Amazonas, disse que pretende incorporá-los em seu município. “Isso vai nos permitir nos policiar como gestor e saber onde estamos avançando, onde falta avançar, onde falta melhorar. É uma ferramenta muito importante para o Brasil. Para a minha cidade, com certeza”, afirmou.

Autoridades

A 22ª Marcha contou com as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro; do Senado Federal, Davi Alcolumbre; da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; além de vários ministros como o da Economia, Paulo Guedes e o da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Assessoria de Comunicação CFA