O Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu na tarde desta sexta-feira (24), na sede da autarquia, em Brasília, o deputado federal Nelson Barbudo (PSL-MT) para apresentação do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). A intenção do encontro foi demonstrar ao parlamentar como a ferramenta pode ser usada para universalização do saneamento básico do país.

Ao abrir as discussões sobre o sistema, José Antônio Campos Chaves, idealizador do Sistema CFA-Gesae, afirmou que a proposta da ferramenta é exclusivamente ajudar os municípios no que se refere ao bom serviço de água e esgotos oferecido pelas prefeituras. Em seguida, completou que “quando não se trata o saneamento básico de forma coerente, se gasta muito mais em saúde”.

Para a diretora da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos (CEPE) do CFA, Gracita Barbosa, “é evidente a importância dos profissionais de Administração no âmbito do saneamento, especialmente neste momento em que vivemos quando trinta e quatro milhões de brasileiros não tem acesso a serviços públicos de água potável e quase 28% da água tratada no Brasil é perdida!”.

IGM-CFA

O índice CFA de Governança Municipal 2.0 (IGM-CFA) também foi apresentado ao deputado. Na ocasião, o coordenador da Câmara de Gestão Pública, Rodrigo Neves Moura explicou o funcionamento da ferramenta e afirmou que a “proposta é que ela seja um referencial para os prefeitos elaborarem as políticas públicas dos municípios”.

Deputado Federal 

Ao longo da apresentação o deputado federal parabenizou a equipe pela utilização das ferramentas, demonstração dos dados e colocou a disposição uma audiência pública no Congresso Nacional para apresentação IGM e Gesae.

“Tanto o Gesae – quanto o IGM – são de suma importância para o desenvolvimento do país. Aproveito a ocasião, para propor uma capacitação aos meus assessor do gabinete, a fim de utilizar cada vez mais os dados disponibilizados pelo CFA”, concluiu o deputado.

Outras apresentações 

Ainda nesta manhã, a CEPE apresentou ao secretário nacional de Saneamento do
Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Jonathas Castro, o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Serviços Municipais de Água e Esgotos, com a intenção de tornar possível uma parceria entre o MDR e a autarquia.
Assessoria de Comunicação CFA