O Conselho Regional de Administração de Sergipe disponibilizou a lista com os 10 municípios sergipanos que obtiveram a melhor avaliação no Índice CFA de Governança Municipal em finanças. A ferramenta é desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração e analisa as bases de dados oficiais, onde cruzam informações e indicadores em várias áreas.

De acordo com os dados do IGM/CFA, o município de Itabaianinha encabeça a lista, sendo seguido por Brejo Grande, Indiaroba, Aracaju, Areia Branca, Japoatã, Moita Bonita, Ilha das Flores, Siriri e Malhador. O índice analisa três dimensões — finanças, gestão e desempenho — para oferecer uma visão mais ampla da situação do município.

De acordo com o administrador e coordenador do grupo de excelência em Gestão Pública do CRA-SE, Adm. Fabrízio Silvestre, o IGM/CFA auxilia os gestores no planejamento das ações. “As modernas práticas de gestão pública exigem governos que planejam estrategicamente suas entregas, nas mais diversas áreas dos serviços públicos, através, principalmente, de indicadores de desempenho”, disse.

O administrador continuou. “O IGM é um sistema de indicadores que não só acompanha, mas também define metas para o alcance das melhorias em três fundamentais dimensões da gestão municipal: finanças, gestão e desempenho, através de indicadores de saúde, educação, meio ambiente, segurança, etc. O IGM é muito mais que um índice, é uma consultoria em Governança Pública”, finalizou Fabrízio.

IGM/CFA

O IGM/CFA teve os dados atualizados 2023 pela Câmara de Gestão do Conselho Federal de Administração, que trabalharam intensamente por quatro meses. A faixa de dados da nova versão apresenta informações registradas entre 2021 e 2023. Além da atualização para informações mais recentes, as métricas do IGM/CFA também passam a considerar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Confira o IGM/CFA acessando o site