Ciclo de Palestras, organizado pelo Conselho Regional de Administração de Sergipe, vira noite de imersão em conteúdo contribuindo para que pessoas virem a chave do sucesso na vida pessoal e profissional. Com o tema central ‘Do público ao privado: seja a Chave para as transformações’, o evento, realizado na última quinta-feira, 9, aconteceu no auditório do Sebrae e transmitido ao vivo nas redes sociais do CRA-SE, celebrou o Dia do Administrador.

No palco, palestrantes de renome nacional e internacional abordaram assuntos como: Agilidade e Inovação nos negócios, administração na Gestão Pública, Sucessão Familiar, área condominial e liderança como elemento transformador. Por quase quatro horas, os conferencistas destrincharam seus temas e ofereceram ao público conteúdo qualificado. Todas as palestras estão disponíveis no Canal do YouTube do CRA-SE – https://youtu.be/STndUZShevI.

A liderança foi o assunto abordado pelo presidente do CRA-SE e palestrante da noite, Adm. Jorge Cabral. Em sua fala, ele mostrou a importância de ser líder e não ser chefe. “O mais importante, nesta nova era que estamos vivendo, é fazer conexões. Estamos em um momento de retomada econômica, e, diante disso, também estamos com expectativa positiva para que tudo volte ao normal. Precisamos girar a chave para retomada econômica e o profissional de administração está incluso nesse processo”.

‘Governança e Sucessão como chave para a continuidade dos negócios’ foi o tema tratado por Adm. Adgenison Nascimento. O palestrante mostrou que aproximadamente 90% das empresas no Brasil são familiares. “A COVID-19 pegou várias empresas despreparadas e sem caixa, além de ter levado várias pessoas e/ou obrigado a demitir funcionários. Neste contexto, a sucessão nas organizações nunca esteve tão em alta. O mercado tem a percepção que as empresas familiares são pequenas e mal administradas, só que na prática não é isso que acontece”.

A transformação da Gestão Pública por meio da administração foi a pauta de Adm. Fabrizio Silvestre. Na palestra, além de apresentar dados, o conferencista mostrou a profissão atuando na prática com exemplos consolidados. “Trouxe para as pessoas o planejamento estratégico na Gestão Pública não como nível de percepção, mas como realidade. Para que tudo isso aconteça é necessário aplicar estratégia e governança. Os Estados e municípios já reconhecem a necessidade deste tema e o profissional capacitado para isto, é o administrador”.

O case de sucesso do Papo Condominial, maior mídia regionalizada na área de condomínio do Brasil, foi apresentado pelo idealizador Adm. Daniel Lima e pelo membro do Grupo de Excelência do CRA-SE voltado para o tema, Adm. Marcelo Lucas. “O Papo Condominial surgiu de um grupo de WhatsApp formado apenas por síndicos, a partir daí, comecei a vislumbrar em criar conteúdo para a área e hoje estamos presentes em 19 Estados e mais de 30 cidades brasileiras. Não pensem pequeno, estamos em Sergipe, Estado que possui pouco mais de 1.200 condomínios e somos referência no país”, revelou Daniel Lima.

Referência na América Latina quando o assunto é agilidade e inovação, o administrador Bruno Perin encerrou a noite de palestras abordando o tema ‘ÁGIL – o segredo em um mundo dominado pela velocidade’. “Para tornar uma gestão mais ágil necessitamos implantar apenas três fatores dentro da empresa: OKR, Customer Success e Growth hacking. Não precisa trabalhar melhor o relacionamento com os clientes, temos que trabalhar o sucesso do cliente. Se o cliente comprou um produto e não usar, ele não obteve o sucesso”, explicou Bruno Perin.

A iniciativa inédita de realizar evento de forma híbrida, presencial e virtual, driblou a pandemia e levou mais conhecimento para pessoas que buscam qualificação. O presidente do CRA-SE falou com entusiasmo sobre a repercussão positiva do Ciclo de Palestras. “O profissional de Administração nessa retomada econômica é um profissional que pode contribuir para a diminuição da taxa de mortalidade das pequenas e microempresas, bem como atuar na melhoria dos resultados da gestão pública e no terceiro setor na gestão de negócios sociais”, finalizou Jorge.