O Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu, no dia 4 de abril, o troféu de primeiro colocado no Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio. A autarquia foi reconhecida na categoria “Órgão Público Federal – acima de 10 estagiários”. A premiação, criada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), visa reconhecer organizações públicas e privadas que investem na formação de jovens profissionais.

Segundo o presidente do CFA, Mauro Kreuz, o sentimento de ganhar um prêmio é de que o trabalho está sendo realizado corretamente. Para ele, os profissionais do CFA compreendem o valor do estagiário e os qualifica por meio de oportunidade e incumbência de responsabilidades. “Os estagiários são tratados como iguais e, na verdade o são, e desta forma, contribuem conosco no seu máximo e por fim podemos colher resultados como este, de sermos qualificados como o melhor órgão federal para se estagiar”, diz.

Para o superintendente nacional de Operações do CIEE, Marcelo Gallo, o Prêmio é uma forma das empresas aferirem como estão seus programas de estágio. “Todas que participaram recebem depois um retorno sobre essa avaliação, então elas podem , em cima desses indicadores, se posicionar e ver os pontos que ela precisa aprimorar”, conta.

Atualmente, o CFA conta com 17 estagiários. Entre as graduações de nível superior contempladas pelo programa de estágio da autarquia estão: Administração, Comunicação, Contabilidade e Informática. Recentemente, o CFA abriu mais duas novas vagas que serão preenchidas por estudantes do ensino médio, que permitirá ampliar a capacitação profissional para estudantes mais jovens.

CRA-SP também é reconhecido – O Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) também recebeu o Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio. O presidente do Regional, Roberto Carvalho Cardoso, esteve presente à solenidade de reconhecimento, ao lado dos representantes de outras 25 empresas públicas e privadas, cujos programas de estágios se destacaram em um universo de mais de 1,2 mil avaliados pelo instituto The Gallup Organization do Brasil.

Para chegar ao resultado, foram ouvidos mais de 20 mil estagiários de empresas de várias regiões do país. Eles responderam a um questionário com 30 questões gerais e específicas, que apontaram, por exemplo, o tempo médio de contrato, valor da bolsa-auxílio, idade, nível de ensino, entre outras coisas. “Os números são grandiosos e representam uma grande oportunidade para as empresas saberem o que podem melhorar em relação aos seus estagiários. Neste mundo disruptivo que vivemos, é preciso que as organizações entendam melhor seus colaboradores”, analisou o superintendente geral do CIEE, Humberto Casagrande.

“Com o prêmio, reconhecemos as boas práticas que norteiam programas de estágio realizados nas mais diversas organizações. Além disso, toda pesquisa foi realizada online, com a possibilidade de os estagiários responderem às questões por meio de tablets ou smartphones”, resumiu a supervisora de Planejamento e Controle de atendimento do CIEE, Maria Auxiliadora Mondini Paré.

 

O coordenador de RH do CFA, Isaías Alves Santos, representou o Conselho na premiação do CIEE.

 

Coordenador de RH do CFA, Isaías Santos, e o presidente do CRA-SP, Roberto Cardoso, com o certificado da premiação.

 

Assessoria de Comunicação CFA com informações do CRA-SP