Uma ideia bem trabalhada, com planejamento e metas levou ao administrador e professor universitário, Adm. José Walter Santos Filho, a inovar no mercado brasileiro com a startup RaiaTech, plataforma Educacional Gamificada com realidade aumentada eiInteligência artificial. Na última semana, o profissional esteve apresentando a inovação ao presidente do Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), Adm. Jorge Cabral.

A proposta surgiu junto com o professor Cleverton de Santa Rita durante projeto de disciplina do Doutorado em Propriedade Intelectual na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo da startup é colaborar com a melhoria da educação no Brasil por meio da oferta de um formato de educação imersivo, engajador e com significado para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Com uma larga experiência no ramo educacional, onde coordenou o curso de administração de uma das maiores instituições de ensino do Nordeste, o profissional comentou sobre a nova forma de empreender. “Queremos impactar a educação apresentando um formato de ensino com a percepção de aplicação prática e que faça sentido para os estudantes, ao mesmo tempo em que qualifica os professores no uso de tecnologia na educação como a realidade aumentada e a inteligência artificial”, disse Walter.

O empreendedor continuou. “Sabemos que o tamanho do problema é gigantesco em nosso país, e que quando os alunos tem pouco interesse acontece um desenvolvimento aquém dos indices desejados, além de uma dificuldade maior na assimilação profissional ao chegarem na universidade. Por isso, acreditamos na gamificação do conteúdo ensinado, junto com a imersão da realidade aumentada e o avanço nas análises e correção de desempenho com a Inteligência Artifical como solução para este desafio. Queremos primeiro modificar o nosso entorno, de um por um, dos professores e alunos, e com certeza, ao fazer sentido para eles alcançaremos escala e um grande resultado para o bem da nossa sociedade e nossas profissões, em especial a Administração que tanto defendemos sua importância e utilizamos como essencial na Gestão da Startup Raiatech.”, finalizou.

Para o presidente do CRA-SE, Adm. Jorge Cabral, os profissionais da administração possuem um vasto campo de atuação. “Quando se trabalha com estratégias inteligentes, associadas a um propósito e com ações sistematizadas os resultados aparecem. Parabéns Adm. José Walter, a startup Raia Tech tem tudo para contribuir com a melhoria da Educação no Brasil. Sucesso!”, destacou .

Avanços

Desde a criação, a Startup foi aprovada no processo de pré-aceleração do SEBRAE-SE, sendo acompanhada de agosto a dezembro de 2021 ficando em 2º Lugar no DemoDay. Ao final do evento, foi apresentado o protótipo (MVP) da plataforma e o App de Realidade Aumentada. Agora, a RaiaTech está experimentando e pivotando o MVP no Vale da Inovação, também chamado Through of Sorrow, pelo Paul Graham no seu gráfico The Startup Curve.

Por fim, o profissional comentou o quanto os conhecimentos da administração o ajudou nesta jornada. “É preciso reforçar o quanto a administração, com a aplicação das técnicas de gestão na Startup Raiatech, desde a modelagem do negócio, validação do problema, elaboração de documentação sobre confidencialidade de informação, propriedade intelectual, desenvolvimento de tecnologia, gerenciamento de equipes, marketing, produção, todas as nossas áreas fundamentais, como a Administração tem sido um instrumento poderoso para o alcance dos resultados que obtivemos até agora”, frisou José Walter.

O administrador colocou todas as expertise da startup a disposição dos registrados ao CRA-SE. “Fizemos questão de compartilhar junto com o CRA-SE a trajetória da Startup e colocar a plataforma e nosso aprendizado à disposição dos administradores de Sergipe para colaborar com o crescimento da nossa profissão e da educação mais imersiva e engajadora”.