Voltamos com mais um episódio da série “Grandes ADMs”. Desta vez, o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE)  traz entrevista com um profissional que é líder de uma entidade que está diretamente ligada à Administração e ao andamento do comércio no estado. O Administrador Brenno Barreto é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL Aju). Na entrevista, Brenno fala sobre a importância da presença do profissional de Administração no comércio.

Confira a entrevista na íntegra:

[CRA-SE]: Administração e Comércio andam juntos. Por que é importante ter um Administrador à frente da CDL?

[B.B.]: Administração e Comércio andam juntos, sim e sempre porque é o profissional habilitado a para administrar toda empresa. Para que uma empresa funcione de acordo com os princípios administrativos, o Administrador é o profissional habilitado para conduzir o comércio e, na verdade, qualquer empresa. É importante ter um Administrador à frente da CDL porque ele conhece os princípios de toda a empresa. Então, para a CDL, que é o órgão representativo dos lojistas, é fundamental ter um Administrador à frente.

[CRA-SE]: De que forma a CDL contribui para o exercício pleno dos comerciantes e lojistas?

[B.B.]: A CDL contribui da maneira que ela é quem faz o elo entre o lojista, o empresário, e os órgãos e entidades ligadas. Ela (a CDL) quem faz todo o pleito de negociação junto com o sindicato dos lojistas para a CCT (convenção coletiva de trabalho). Ela também está ligada diretamente a todos os pleitos com os governos, seja municipal, seja estadual, seja federal.

[CRA-SE]: O que é importante saber antes de abrir um novo negócio?

[B.B.]: Primeiro, é saber se aquele negócio que você está abrindo, se você fez uma pesquisa de mercado para saber se ele tem interesse, se não está saturado. Você precisa fazer uma pesquisa de mercado para saber se a localização é boa, todo um estudo prévio. Primeiro tem que fazer um estudo da área, do segmento e da localização para saber se o negócio é interessante, se tem, pelo menos, procura e demanda para aquele segmento local ou na região.

[CRA-SE]: É notória a preocupação da CDL Aracaju com os endividamentos dos brasileiros. Aproveitando que o ano está apenas começando, qual a dica para um 2019 mais tranquilo para o bolso do cidadão?

[B.B.]: Essa preocupação permanece pela CDL quando a gente faz acompanhamentos periódicos para o endividamento do brasileiro. O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que é um produto da CDL, onde ele tem o seu banco de dados de negativações. Então, realmente é um indicador bastante atuante e atualizado e que nos preocupa quando chega a níveis como o ano de 2017 e 2018. Para o ano de 2019, esperamos que ele venha a reduzir. Mas sabemos que, para a redução do número de endividados, seria preciso empregar, dar condições à população para que ela possa quitar suas dívidas.

Minha dica de um ano de 2019 mais tranquilo para o bolso do cidadão é nunca gastar mais do que você recebe. No endividamento normal de uma família, a média para se endividar do  seu recebimento do seu recurso, seja ele familiar ou individual, é cerca de 30% do seu recebimento. Eu sei que é muito difícil e chegamos às vezes até a engessar muito mais do que isso, em parcelas futuras. Então, essa é a preocupação. Porque se faltar aquela receita, se você for demitido, se houver alguma mudança nesse caminho que você está, se você tem um parcelamento muito extensivo, isso pode atrapalhar, você vem a se endividar e ter que atrasar, perder bens para poder honrar com suas dívidas. Então, sempre ter cautela e planejamento com seus endividamentos.