Os tipos de liderança e onde buscar o melhor modelo para seu negócio.

A liderança, com todo o respeito, merece ser estudada e aplicada por todos os seres humanos. Liderança é a habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva. Além de fazer com que estas pessoas consigam realizar mais e mais. Na liderança, essa motivação vem muito mais pelas atitudes práticas do líder do que propriamente dito pelas palavras que ele diz.

Liderança, ainda, é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Já a liderança formal é conquistada através dos cargos, mandatos, nomeações, através da carreira. Você é um líder servidor? Você é mais democrático ou autocrático? É um líder situacional?

Já escutou sobre os estilos de liderança? A liderança autocrática, autoritária, centralizadora, ditadora é o estilo mais tradicional, comum. Nas organizações é o que acontece constantemente, aquela liderança “tóxica”. A liderança liberal caminha para as questões mais democráticas, é um outro estilo oposto. Cuidado com este estilo, os liderados precisam ter muito preparo e os modelos de gestão devem ser preparados para este estilo. O problema neste estilo é a ausência de um comando mais claro. O democrático é o equilíbrio entre os dois outros estilos de liderança. Neste momento o líder é mais servidor e faz com que seus liderados entendam do processo. A Liderança coaching, ainda é uma grande promessa. Neste estilo existe uma relação focada em times, equipes, na inquietação dos procedimentos, na solução a partir de um processo de gestão. O Líder Coach tem um papel de facilitador, coordenador, motivador, do seu time, sua equipe.

O líder precisa transformar as pessoas, trazer os processos de formação e trabalhar o time. A humildade, capacidade de comunicação assertiva, amor ao trabalho, entender que precisa agregar valor ao time são características de um líder. A vaidade, arrogância e prepotência são características de um péssimo líder. Pense nisso! Agora, qual é o modelo de liderança que você está “enquadrado”? Você é um líder ou um péssimo líder. “Liderar é trabalhoso”. Estude o tema, leia bons livros sobre, assista bons vídeos e escute programas que abordam este tema. O Brasil sofre uma ausência grave de liderança e assumir as “rédeas” é o segredo para iniciar este processo de liderança. Seja um líder produtivo, servidor, humilde e feliz que o Brasil tanto precisa.

*Diego da Costa é profissional de administração com pós-graduação em marketing e MBA em gerenciamento de projetos. Instagram: @diegodacosta_dc / Twitter: @diegodacosta

Por Adm. Diego da Costa