Nesta terça-feira, 8, aconteceu o primeiro dia do Workshop de Gestão Pública realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e organizado pelo Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE). O evento, realizado no Sebrae, conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) e da Fecomércio.  O encontro foi dedicado para proporcionar aos profissionais da administração um treinamento que capacita o ofício da gestão pública por meio da apresentação do Índice de Governança Municipal (IGM).

O treinamento foi iniciado com o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macedo, que palestrou, de maneira descontraída, a respeito da funcionalidade, desafios e iniciativas da gestão pública, suscitando debates relevantes a respeito da temática com os profissionais participantes, além de compartilhar vivências acerca do assunto.

“A grande relevância desse evento é ofertar o conhecimento a respeito do IGM/CFA, a partir dessa ferramenta é possível exercer uma gestão mais competente, porque ela está embasada em dados científicos, substituindo dessa forma o achismo por dados concretos. O índice proporciona um diagnóstico do meu município em três dimensões: finanças, gestão e desempenho. Ele é fundamental para as entregas que eu estou fazendo enquanto gestor para a sociedade.  É por meio desse conhecimento que se torna possível traçar um planejamento estratégico para o município definindo metas e estruturas de alcance para um melhor desenvolvimento da sociedade local”, explica Fabio Mendes.

No período da tarde, para melhor capacitar esses profissionais no campo da gestão pública, o workshop ofertou um momento prático, com a divisão de grupos para a realização de um diagnóstico municipal. Cada equipe escolheu um município sergipano e gerou o diagnóstico norteados pela IGM/CFA, utilizando ferramentas da administração como: análise de SWOT, matriz de prioridade, causa e efeitos e 5W2H.

Essa é a primeira edição do Workshop em Sergipe, sendo o primeiro estado em 2022 que o CFA, deu início a realização do evento. “Eu até brinquei com o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, o Fábio, eu disse que por ele ter começado pelo estado de Sergipe terá sorte para realizar os demais eventos que ele precisa até o fim deste ano nos outros estados do Brasil”, acrescentou de forma descontraída o presidente do CRA-SE, Adm. Jorge Cabral.

Para Jorge, o acesso a essa ferramenta irá agregar muito na gestão pública em Sergipe “Essa é a novidade, por meio desse evento, vamos gerar uma primeira turma de multiplicadores dessa ferramenta que se tornarão consultores de gestão pública para contribuir com o desenvolvimento do nosso estado, uma vez que os profissionais de Administração poderão diagnosticar a situação de um determinado Município, transformar dados em informações e auxiliar os gestores públicos na tomada de decisões”, ponderou.

O Adm. Carlos Eloy Filho foi um dos inscritos no evento. Ele salienta que um dos maiores problemas da gestão nacional é a falta de informação, o que gera uma administração embasada em conclusões próprias. “Os dados apresentados pelo IGM/CFA vêm para quebrar um tabu, principalmente na gestão pública. Os atuais gestores terão acesso às informações concretas por meio dessa ferramenta, assim como, os próximos gestores também poderão se utilizar dela. Eu gostaria de parabenizar o CRA-SE e o CFA, em nome do Adm. Fábio, por essa oportunidade entregue aos gestores.  Possuir informações exatas acerca do ofício que exerce é fundamental para realizar com excelência sua administração” ressalta o Adm. Eloy.

O coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Cassio de Matos Dias, foi o responsável por elucidar, aos 40 profissionais da administração presentes, como é a realização do IGM, e assim como Fábio, sanou as dúvidas dos profissionais durante o momento prático do Workshop.

“A essencialidade desse evento é buscar a formação de profissionais da administração para atuar na consultoria junto aos órgãos públicos, tanto municipais como também estaduais. O profissional acessa a ferramenta do IGM, consulta o município e percebe os pontos que necessitam de melhoria. Com sua expertise, o profissional vai propor para o gestor público soluções para gerar uma melhoria no município”, esclareceu Cassio.

O coordenador da escola de gestão da Fames, Jorge Teles, ressaltou que o Workshop ganha sua relevância por aproximar o profissional da administração aos municípios. “Nós assistimos uma mudança rápida nas políticas públicas e na administração pública. O administrador é o profissional que vai auxiliar o gestor munindo ele de dados e informações que facilitam na tomada de decisões, além de trazer mais recursos financeiros aos municípios, ele vai permitir a execução de políticas públicas consistentes. O gestor tendo o administrador ao seu lado vai ter uma base de informações técnicas”, firmou Teles.

“Para existir a eficiência dos profissionais nas organizações é necessário um suporte que auxilia na construção da melhoria desses profissionais, esse evento mostra que o CRA-SE e o CFA estão cada vez mais próximos dos profissionais de administração”, conclui o profissional de administração, Marcelo Freitas.

O evento terá sua finalização na quarta-feira, 9, onde se farão presentes às autoridades que apoiam a capacitação. Neste dia, o Workshop reunirá gestores municipais, que na ocasião serão apresentados os profissionais de administração formandos no treinamento. O conselheiro federal por Sergipe, Adm. Diego da Costa, prestigiou o evento.