O Índice de Governança Municipal (IGM/CFA) apresentou os 10 melhores municípios sergipanos mais bem avaliados em Gestão no ano de 2022. A ferramenta é desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração e analisa as bases de dados oficiais, onde cruzam informações e indicadores em várias áreas.

De acordo com o IGM/CFA, os municípios de Propriá (8,44), Pedrinhas (8,34), Gararu (8,07), Riachão do Dantas (8,03), Salgado (7,93), Moita Bonita (7,91), Aracaju (7,80), Cedro de São João (7,60), Tobias Barreto (7,59) e Arauá (7,58) encabeçam a lista composta por todos os 75 municípios sergipanos.

O IGM/CFA foi criado em 2016, conforme descreve o diretor administrativo e financeiro do CRA-SE, Adm. Gildson Mendes. “O Índice de Governança Municipal foi criado com o intuito de auxiliar os gestores públicos, por meio de dados consolidados, para mostrar quais são as oportunidades de melhorias em seus municípios. A estrutura do IGM CFA é desenvolvida com base nos conceitos de governança, cadeia de valor e considera três dimensões: finanças, gestão e desempenho”, disse.

O administrador continuou. “As dimensões são divididas em indicadores e variáveis e são capazes de gerar um diagnóstico municipal cujo objetivo é apontar diretrizes para elaboração e priorização de políticas públicas. Diferente de outros índices, o IGM CFA toca uma visão mais abrangente contemplando indicadores fiscais, de gestões e de desempenho. Para coleta desses dados são utilizados diversas fontes de pesquisas oficiais brasileiras, a exemplo do IBGE, INEP, Secretaria do Tesouro Nacional, Data Sus, dentre outras”, finalizou Gildson.

Confira as informações acessando: https://igm.cfa.org.br/bi/